PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

Resposta Social: Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia

Introdução


O Plano de Atividades constitui instrumento orientador da atuação do centro Social e Paroquial da Freguesia de Arões junto dos utentes ao longo do ano.

Programa Geral de linhas orientadoras das atividades e projetos do Serviço de Apoio Domiciliário e do Centro de Dia, com vista ao cumprimento da missão desta instituição.

A execução das atividade propostas pode ser influenciada por fatores externos e/ ou internos, susceptíveis de condicionar a sua prossecução, pelo que ao longo do ano poderão ser adotadas alterações necessárias.

A concretização deste Plano passa, em grande parte, pelo esforço e pela vontade de todos os que trabalham nesta Instituição.


SAD (Serviço de Apoio Domiciliário)


SAD é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

Arões, pertencente ao concelho de Vale de Cambra é uma freguesia envelhecida com elevado indice de isolamento

Cada vez mais adaptamos esta resposta às necessidades apresentadas pelos idosos e suas famílias, dado que na maioria dos casos não há intenção de abandonar o seu lar.

Em virtude do extremo isolamento social que muitos dos nossos idosos vivem, procuramos proporcionar-lhes atividades lúdicas e recreativas no exterior e no domicílio.

Os serviços integrados nesta valência são:

  • Refeição (com 2 entregas diárias; cesta constituída por prato principal, sopa, fruta, pão, leite (3 vezes por semana) e 1 vez por semana entrega de um bem alimentar suplementar);
  • Higiene Pessoal e Cuidados de Imagem;
  • Higiene Habitacional
  • Lavandaria
  • Transporte e acompanhamento a consultas e exames de diagnóstico;
  • Acompanhamento ao exterior para resolução de questões relacionadas com a vida dos nossos utentes;
  • Promoção de atividades lúdicas, recreativas, sociais, culturais e religiosas;
  • Aquisição de bens e serviços e sua entrega no domicílio;
  • Apoio psicossocial durante visitas da técnica ao domiciílio;
  • Sempre que possível realização de pequenas alterações no domicílio e apoio em obras de pequena dimensão;
  • Sensibilização dos cuidadores informais para cuidados a ter com os idosos;

 

Tais cuidados são prestados de forma a minimizar os danos provocados pelo envelhecimento e isolamento no qual lidamos diariamente.

Serviço destinado a individuos ou familias da freguesia de Arões que se encontrem no domicílio, que não possam assegurar, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das actividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito;

O SAD tem capacidade para 55 utentes.


CD (Centro de Dia)


O Centro de Dia assegura a prestação de cuidados individualizados e personalizados a idosos que, por motivos de saúde, ausência de retaguarda familiar ou solidão, necessitem de apoio e acompanhamento diurno para satisfazer as suas necessidades básicas.

Pretende-se chegar aos idosos que embora autonomos estejam desmotivados, pretendendo, diminuir o isolamento e a solidão dos idosos apostando na humanização dos serviços.
O CSPA tem como objectivo contribuir para a promoção integral de todos os membros da comunidade, coadjuvando os serviços competentes num espírito de solidariedade humana, cristã e social. A intervenção junto dos idosos deverá respeitar a sua individualidade, privilegiando-se a permanência no seu meio, sempre que as suas condições de bem-estar sejam passíveis de uma resposta desta natureza. Sempre tendo em conta uma atuação humanizada e personalizada.

Pretende-se apostar em iniciativas que promovam um envelhecimento ativo, tendo em conta as necessidades a nível bio-psico-social e por outro lado os recursos humanos e materiais disponíveis na Instituição e no meio envolvente.

Procurar desenvolver ações/atividades que permitam uma participação mais ativa dos familiares/responsáveis na vida dos seus idosos e por outro lado atividades heterogeneas, dado que cada idoso é um ser individual, com carateristicas próprias e uma história de vida única.
A planificação de atividades deve ter em conta a ocupação do utente e do seu envolvimento na realização das mesmas desfazendo a ideia de que os idosos são inúteis e inativos.

A realização de atividades com e para os utentes visa proporcionar uma vida mais ativa e criativa. Uma melhoria das relações pessoais e comunicação entre pares, desenvolvendo a autonomia pessoal.

A planificação anual de atividades no Centro de Dia visa a concretização de objetivos inerentes a esta resposta social, tais como:
• Ocupação dos utentes;
• Envolvimento nas atividades;
• Sensação de prazer na sua concretização;
• Motivar para a sua participação;
• Consciencialização da sua importÂncia e de que o seu contributo é importante para as gerações futuras;

Através do Centro de Dia pretende-se idosos mais ativas, promovendo a sua autonomia pessoal, proporcionando momentos ludicos, comunicacionais e criativos, melhorando a auto-estima de cada um. Pretende-se sobretudo diminuir a solidão e o isolamneto no qual os idosos de Arões tendem a mergulhar.

Horário de Funcionamento

segunda á sexta-feira: 8h00 – 18h00
sábados e domingos: 7h00 – 13h00

SAD

CD