PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES

Resposta Social: Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia

Introdução


O Plano de Atividades constitui instrumento orientador da atuação do centro Social e Paroquial da Freguesia de Arões junto dos utentes ao longo do ano.

Programa Geral de linhas orientadoras das atividades e projetos do Serviço de Apoio Domiciliário e do Centro de Dia, com vista ao cumprimento da missão desta instituição.

A execução das atividade propostas pode ser influenciada por fatores externos e/ ou internos, susceptíveis de condicionar a sua prossecução, pelo que ao longo do ano poderão ser adotadas alterações necessárias.

A concretização deste Plano passa, em grande parte, pelo esforço e pela vontade de todos os que trabalham nesta Instituição.


SAD (Serviço de Apoio Domiciliário)


SAD é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

Arões, pertencente ao concelho de Vale de Cambra é uma freguesia envelhecida com elevado indice de isolamento

Cada vez mais adaptamos esta resposta às necessidades apresentadas pelos idosos e suas famílias, dado que na maioria dos casos não há intenção de abandonar o seu lar.

Em virtude do extremo isolamento social que muitos dos nossos idosos vivem, procuramos proporcionar-lhes atividades lúdicas e recreativas no exterior e no domicílio.

Os serviços integrados nesta valência são:

  • Refeição (com 2 entregas diárias; cesta constituída por prato principal, sopa, fruta, pão, leite (3 vezes por semana) e 1 vez por semana entrega de um bem alimentar suplementar);
  • Higiene Pessoal e Cuidados de Imagem;
  • Higiene Habitacional
  • Lavandaria
  • Transporte e acompanhamento a consultas e exames de diagnóstico;
  • Acompanhamento ao exterior para resolução de questões relacionadas com a vida dos nossos utentes;
  • Promoção de atividades lúdicas, recreativas, sociais, culturais e religiosas;
  • Aquisição de bens e serviços e sua entrega no domicílio;
  • Apoio psicossocial durante visitas da técnica ao domiciílio;
  • Sempre que possível realização de pequenas alterações no domicílio e apoio em obras de pequena dimensão;
  • Sensibilização dos cuidadores informais para cuidados a ter com os idosos;

 

Tais cuidados são prestados de forma a minimizar os danos provocados pelo envelhecimento e isolamento no qual lidamos diariamente.

Serviço destinado a individuos ou familias da freguesia de Arões que se encontrem no domicílio, que não possam assegurar, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das actividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito;

O SAD tem capacidade para 55 utentes.


CD (Centro de Dia)


O Centro de Dia assegura a prestação de cuidados individualizados e personalizados a idosos que, por motivos de saúde, ausência de retaguarda familiar ou solidão, necessitem de apoio e acompanhamento diurno para satisfazer as suas necessidades básicas.

Pretende-se chegar aos idosos que embora autonomos estejam desmotivados, pretendendo, diminuir o isolamento e a solidão dos idosos apostando na humanização dos serviços.
O CSPA tem como objectivo contribuir para a promoção integral de todos os membros da comunidade, coadjuvando os serviços competentes num espírito de solidariedade humana, cristã e social. A intervenção junto dos idosos deverá respeitar a sua individualidade, privilegiando-se a permanência no seu meio, sempre que as suas condições de bem-estar sejam passíveis de uma resposta desta natureza. Sempre tendo em conta uma atuação humanizada e personalizada.

Pretende-se apostar em iniciativas que promovam um envelhecimento ativo, tendo em conta as necessidades a nível bio-psico-social e por outro lado os recursos humanos e materiais disponíveis na Instituição e no meio envolvente.

Procurar desenvolver ações/atividades que permitam uma participação mais ativa dos familiares/responsáveis na vida dos seus idosos e por outro lado atividades heterogeneas, dado que cada idoso é um ser individual, com carateristicas próprias e uma história de vida única.
A planificação de atividades deve ter em conta a ocupação do utente e do seu envolvimento na realização das mesmas desfazendo a ideia de que os idosos são inúteis e inativos.

A realização de atividades com e para os utentes visa proporcionar uma vida mais ativa e criativa. Uma melhoria das relações pessoais e comunicação entre pares, desenvolvendo a autonomia pessoal.

A planificação anual de atividades no Centro de Dia visa a concretização de objetivos inerentes a esta resposta social, tais como:
• Ocupação dos utentes;
• Envolvimento nas atividades;
• Sensação de prazer na sua concretização;
• Motivar para a sua participação;
• Consciencialização da sua importÂncia e de que o seu contributo é importante para as gerações futuras;

Através do Centro de Dia pretende-se idosos mais ativas, promovendo a sua autonomia pessoal, proporcionando momentos ludicos, comunicacionais e criativos, melhorando a auto-estima de cada um. Pretende-se sobretudo diminuir a solidão e o isolamneto no qual os idosos de Arões tendem a mergulhar.

Horário de Funcionamento

segunda á sexta-feira: 8h00 – 18h00
sábados e domingos: 7h00 – 13h00

SAD

Plano de Actividades SAD 2019

Plano de Actividades SAD 2018

Plano de Actividades SAD 2017

CD

Plano de Actividades CD 2019

Plano de Actividades CD 2018

Plano de Actividades CD 2017